6.2.10

Lado Selvagem

Advertências:
a) Post impróprio para cardíacos e pessoas que sofram com o frio!
b) Por favor não tentar isto em casa ou no quintal!!
c) Ver o filme "Into the wild" (O lado selvagem) antes de ler o seguinte post!!!
d) Não fazer cicloturismo no inverno entre a Grécia e a Turquia!!!!
e) Para terem uma ideia do que se passou, dirijam-se ao talho mais próximo e tentem permanecer na arca frigorífica, durante 5dias de sandálias!!!!!

Sempre que nos perguntavam para onde íamos e respondíamos Turquia, logo esfregavam as mãos nos braços e diziam: Crio, crio... A tradução para português é frio e aparentemente pela Turquia as temperaturas por lá são bem mais baixas. Nós confiantes respondíamos sempre que estavamos preparados. Mas quando começou a nevar, abrigamo-nos num armazém velho sem janelas. E esse era o maior problema, sem janelas o vento entra, e se as temperaturas já são baixas, ainda ficam mais baixas. No dia seguinte continuava o frio e a neve, felizmente tinhamos alguns mantimentos, depois de apanharmos madeira para a fogueira, decidimos esperar mais um dia. No dia seguinte o panorama era igual!!! Tinhamos de ir à aldeia buscar mais comida e água. Depois de enxarcarmos os pés na neve, e andarmos 1km, parou um carro da polícia, informou-nos que só havia supermercado a 2kms, e que o tempo se iria manter assim por mais 3dias!!!
Tamos feitos! Pensamos nós...
Percorrer estes kms de bicicleta para buscar comida e ficar mais 3dias com temperaturas a rondar os -10ºC, já quase sem lenha não vai ser fácil.
Na terra todos nos olharam incrédulos.
Ponderamos ficar numa pensão barata, mas por ali a última coisa que haviamos de encontrar era uma pensão, pois a terra era muito pequena e sem nada turístico para visitar.
Felizmente não tivemos nenhum furo, pois nem queremos imaginar como reparar um pneu naquelas condições.
Água, só mesmo engarrafada ou neve derretida, pois canalizada e de fontes estava tudo congelado!!!
Depois de mais dois dias de mau tempo, já praticamente sem lenha para a fogueira, tivemos de ir cortar uma pequena árvore com os canivetes, para nos conseguirmos aquecer.
Até já conhecíamos os pássaros que por ali viviam, e fizemos dois pequenos amigos, o "bolinhas" e o "gravatas", que andavam sempre a rondar comendo cada migalhita que caía.
Tudo isto a apenas 10kms da fronteira turca, foi díficil, mas conseguimos. E teve um sabor muito especial.

Nota: Os intervenientes desta aventura são cicloturistas altamente especializados em campismo selvagem e treinados em condições extremas.

Não percam todas as fotos desta peripécia brevemente...